Para que haja o grau desejável de movimento, em muitas articulações, o elemento que se interpõe às peças que se articulam é um líquido denominado líquido sinovial.
Além da presença deste líquido, as articulações sinoviais possuem três outras características básicas: cartilagem articular, cápsula articular e cavidade articular.
- Cavidade articular: é o espaço existente entre as superfícies articulares, estando preenchido pelo líquido sinovial.
Ligamentos e cápsula articular têm por finalidade manter a união entre os ossos, mas além disto, impedem o movimento em planos indesejáveis e limitam a amplitude dos movimentos considerados normais.
Membrana sinovial: é a mais interna das camadas da cápsula articular. É abundantemente vascularizada e inervada, sendo encarregada do líquido sinovial, o qual tem consistência similar a clara do ovo e tem por funções lubrificar e nutrir as cartilagens articulares
O volume de líquido sinovial presente em uma articulação é mínimo, somente o suficiente para revestir delgadamente as superfícies articulares e localiza-se na cavidade articular.
Além destas características, que são comuns a todas articulações sinoviais, em várias delas encontram-se formações fibrocartilagíneas, interpostas às superfícies articulares, os discos e meniscos, de função discutida: serviriam à melhor adaptação das superfícies que se articulam ou seriam estruturas destinadas a receber violentas pressões, agindo como amortecedores.
- Meniscos, com sua característica forma de meia lua, são encontrados na articulação do joelho.
- Discos são encontrados nas articulações esternoclavicular e temporomandibular.
Lábios:anel de cartilagem que protege contra fraturas e aumenta profundidade da cavidade.
- Lábio acetabular:entre pelve e fÊmur .
- Lábio glenoidal :entre escápula e úmero.
Referência:
Acesso em: 09 de maio 2007.
Fonte das imagens:
Acesso em: 09 de maio 2007.
Nenhum comentário:
Postar um comentário